quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Não deixe o seu dinheiro na barriga do leão ( Leão do IR )

Click Dicas Na Internet

Neste ano vai ser assim: primeiro a diversão, depois a obrigação. O prazo para a entrega do Imposto de Renda começa em 6 de março, depois da Quarta-Feira de Cinzas. Vai dar para brincar o carnaval sossegado. Mas depois não esqueça do compromisso com o leão. Não é agradável como um encontro. Longe disso. Mas o que podemos fazer, a não ser colocar as mãos à obra.


Quanto a você que é isento porque ganhou no ano passado menos de R$ 25.661,70 em rendimento tributável (salário, aposentadoria, aluguel, pensão alimentícia ou pensão por morte), preste bem atenção. Será que, durante algum mês, você não recebeu um dinheiro mais gorducho e que teve desconto do IR? Faça um esforço, vá olhar o contracheque ou recibo.
Normalmente isso acontece quando a pessoa recebe um valor mais alto em função das férias ou consegue um trabalho extra melhor remunerado. E aí, recebeu? Pois bem. Se você enviar a declaração, vai ter tudo o que foi descontado de volta, reajustado pela taxa Selic. Deixe a preguiça de lado. Você não vai querer deixar o seu dinheiro na barriga do leão, vai?
Richard Domingos, diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, lembra das pessoas que perderam o emprego ou começaram um novo no meio do ano. Comigo aconteceu assim quando fui contratada no Diario de Pernambuco. Faz um tempinho, claro. O bonde ainda era meio de transporte. Eu fiz minha declaração no ano seguinte e resgatei o que foi descontado.
“Caso o contribuinte não declare, estará perdendo um valor que é dele por direito, sendo que o governo não lhe repassará mais este dinheiro”, reforça Domingos. Esse dinheiro que vai voltar pode ser usado para várias coisas. Pode servir para quitar as contas do mês. Ou ajudar em uma viagem. O importante é que quem vai decidir é você e não o felino das garras afiadas. Afinal de contas, o dinheiro é seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário