Muitas pessoas afirmam: “Quero trabalhar em casa”. Conheça as vantagens e desvantagens.
Tem certeza?
Se tornar o próprio patrão e conquistar a independência financeira é o que muitos profissionais desejam, mas o que é necessário para iniciar um trabalho em casa que dê satisfação e bons rendimentos?
Pensando nisso este artigo visa tratar dos principais fatores relacionados ao sucesso e limitações referentes ao “quero trabalhar em casa”, vejamos:
Perfil para trabalhar em casa
Trabalhar em casa requer perfil profissional próprio, pois é necessário avaliar se a pessoa se enquadra ao tipo de atividade, estilo de trabalho e até comportamento, pois quem trabalha em casa deve estar disposto a trabalhar em um ambiente em que não terá interação constante com outras pessoas, além da mudança de hábitos, pois será exigido que o profissional fique mais tempo em casa para conseguir ser mais produtivo, já que o espaço de trabalho será na própria residência.
Portanto, profissionais muito inquietos, comunicativos dificilmente se acostumarão a trabalhar em casa.
Por isso, antes de iniciar qualquer atividade em casa é necessário pesar pós e contras e descobrir se existe afinidade com o trabalho em casa.
Vantagens
As vantagens de se trabalhar em casa incluem ter mais tempo para passar com a família e se dedicar aos filhos.
Outra vantagem é produzir mais sem ter que interromper o trabalho para se locomover e sem conversas desnecessárias que surgem no ambiente de trabalho.
Um fator também positivo é diminuir gastos com transporte e comida, além de não ter que se estressar no trânsito se locomovendo até o trabalho.
Desvantagens
Entre as desvantagens de se trabalhar em casa existem alguns dilemas a serem levantados:
Tempo livre – nem sempre quem trabalha em casa terá tempo disponível, pois como não existe expediente só de estar em casa, o empreender estará sempre pronto a trabalhar e até aumentar a demanda. Mas é importante estabelecer horários de trabalho e respeitá-los para não se sobrecarregar.
Solidão – saber lidar com a solidão, pois como não haverá colegas de trabalho, o profissional deverá se acostumar a trabalhar só e com poucas oportunidades de feedback.
Ambiente – existe a dificuldade de trabalhar sem interrupções rotineiras de todo lar. Com isso, ter um espaço destinado apenas ao trabalho é importante para a produtividade.
Salário – saber manter o controle das finanças, pois o salário fixo e benefícios deixarão de ser uma realidade, o que demandará maior necessidade de planejamento financeiro.
E ainda o trabalho em casa pode ser considerado informal pelas outras pessoas e será um desafio ser levado a sério.
Qualidade de vida
A qualidade de vida tem sido um assunto bem discutido quando se trata de trabalho em casa, pois muitos trocaram o expediente corporativo pela tranquilidade de se trabalhar em casa.
Outros fatores que contribuem para a qualidade de vida são:
Alimentação saudável – pois o trabalhador que utiliza o home-office pode se alimentar em casa e assim poupar dinheiro e a saúde.
Trânsito – o trânsito estressante e que não é privilégio somente de cidades grandes tem gasto o tempo dos trabalhadores, sendo outro fator a se pensar no momento de optar por trabalhar em casa.
Horário flexível – quando é necessário sair pela tarde, o profissional pode trabalhar pela manhã e quando não for possível terminar as atividades durante o dia ainda existe a opção de trabalhar à noite e ir até mais tarde no conforto e segurança do lar.
Opções de trabalho em casa
O mercado possibilita diversas opções para quem pretende trabalhar em casa, mas é necessário avaliar quais opções são realmente sérias.
Entre as opções sérias e viáveis para se trabalhar em casa estão:
Loja virtual – muitas empresas cedem o site e toda a estrutura para montagem do e-commerce de acordo com o nicho. As lojas virtuais são uma ótima opção para pequenos empreendedores, pois além do trabalho em casa, sem custos com ponto de venda, ainda existe a possibilidade de se trabalhar com vários segmentos comerciais, como venda de roupas, calçados, artesanato e até alimentação.
Marketing digital – a internet se tornou um forte veículo de divulgação de produtos e serviços e, portanto, trabalhar com marketing digital é também uma ótima oportunidade para pequenos empreendedores para opções de negócios com a utilização de SEO/otimização de sites para ferramentas de busca, marketing digital, links patrocinados, redes sociais e outros.
Criação de blogs – os blogs são bem populares e uma opção para a informação de diversos assuntos. Por isso, os blogs são muito acessados e assim trabalhar com blogs que podem patrocinar links, patrocinar produtos ou serviços ou ainda divulgar são uma boa opção para ganhar dinheiro.
Mas, não basta ter um blog, é necessário que este blog seja cada vez mais visitado e por isso, quem pretende trabalhar com blog deve também dominar as técnicas de SEO.
Vendas pela internet – vender pela internet é uma tendência inadiável, mas para aqueles que pretendem fazer mais do que bons negócios passageiros e ainda trabalhar, produzir e vender com o auxílio da internet, deve estar atento às possibilidades que realmente são competitivas e viáveis para o empreendedor.
Isso, porque até mesmo os negócios pela internet representam riscos, investimentos e gestão de logística. Por isso, vender pela internet requer identificar qual o negócio mais vantajoso, quais os riscos, qual o segmento lucrativo e qual segmento que exige altos investimentos.
O empreendedor que pretende iniciar um negócio online deverá realizar pesquisas, buscar informações e assim depois de feitas todas as análises necessárias, pesar todas as possibilidades para somente então se dedicar com bastante trabalho.
No e-commerce é também fundamental planejamento, trabalho e dedicação, uma vez que o trabalho de forma online também exige estrutura, metodologia e capacitação. Sendo que a estrutura, a metodologia e a capacitação são importantes para que o e-commerce adquira visibilidade e competitividade.
Como vimos, são muitas as possibilidades para quem quer trabalhar em casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário